Olá, pessoal! Tudo bom com vocês?
Tomara que sim, pois hoje é dia de mais uma resenha aqui no Universo. Mais exatamente, é um pedido do autor da obra. Há algumas semanas, ele lançou o primeiro ebook da Widcyber: um livro de poesias chamado Carpe Diem – Amores e Desafetos, título que remete a um conto anterior escrito pelo próprio Samuel Brito.
Para acessar o livro, entre em https://widcyber.com/historias/ebooks-lite/carpe-diem-amores-e-desafetos
A OBRA
São 39 poemas, das quais a maioria fala de amor e das lembranças dos tempos da infância. No primeiro, por exemplo, o eu-lírico exalta a vida em meio às coisas simples e naturais. Observe um trecho:
Notem como Samuel trabalha as palavras e as rimas nos quintetos — apenas uma estrofe é um quarteto —, e a vibração positiva que se tem ao ler os versos em voz alta. O saudosismo também está presente no poema seguinte:
Em Doce Balanço, o autor varia entre o que sente pela amada e as tristezas de um poeta. Em Eras Como Uma Rocha, expressam-se sentimentos de orgulho e sofrimento entre o eu-lírico e a a mulher idealizada. Destaque para os elementos opostos da pedra e da pétala; e para o trecho “Numa marcha fúnebre/ Serias o defunto de tão fria”. Aquele de que mais gostei, pela vivacidade, é Fotógrafa. Segue um trecho:
Samuel enche as artes escritas de referências como Don Juan, o cantor Tom Jones, muitas flores e lágrimas a cada estrofe. Aliás, Carpe Diem – Amores e Desafetos é um trabalho diferenciado na carreira do escritor, conhecido no Mundo Virtual por diversos contos e por séries como A Cesareia e Psi. No ebook, há toda uma inspiração, uma internalização de sentimentos e lembranças que enriquecem a experiência autoral e a própria qualidade da obra. Há muito mais conteúdo no livro de poesias do que se julga apenas “olhando pela capa”. O livro tem vida própria.
Outro ponto interessante é a maneira com que Samuel trabalha as formas poéticas, as rimas, às vezes até o número de sílabas, embora prefira manter um estilo livre na maior parte. São raras as inadequações gramaticais, considerando-se aquelas que não pertencem à licença.
No contexto geral, possui um estilo comum em plataformas como o Wattpad e o Inkspire, mas raro no Mundo Virtual. Samuel Brito acertou ao publicá-lo na Widcyber e ao oferecer uma história leve e de muito amor àqueles e àquelas que apreciam o tema.
Quem leu e gostou, vamos interagir. Que tal deixar nos comentários seu poema favorito?
É isso! Na próxima postagem, vou comentar sobre uma nova novela que tem dado o que falar. Espero vocês. Até a próxima!