Esse É Meu Lugar: a nova novela do Estúdio Webs traz intrigas e muita inveja

Olá, leitores e leitoras mais amados do Universo Virtual! Foi detectado um novo planeta — digo, uma webnovela. Lá no Estúdio Webs, ocorreu a mais nova estreia, e eu não podia deixar de dar uma espiada com meu telescópio textual analítico da marca Chinforínfola.

Esse É Meu Lugar é escrita pelo estreante Maurício Reis com a supervisão do irmão, Jheff Reis. O primeiro capítulo foi ao ar no último dia 30, na plataforma Estúdio Webs.

 

De acordo com a sinopse, Queiroz é o dono de uma empresa de engenharia e deseja repassar a presidência à filha preferida, Fiona. Sentindo-se preteridas, Cecília e Berenice, mãe e irmã da mocinha da trama, planejam uma maneira de tomar o poder e de afastar Fiona de suas vidas. Para isso, provocam um acidente que deixa Fiona em coma por um tempo. Além disso, Berenice consegue se casar com o então cunhado, Everton. Enquanto Queiroz se dedica a recuperar a saúde da filha querida no hospital, Cecília manda desligar os aparelhos que mantêm a moça viva. Outra trama de destaque é o de Atena, que perde o marido Conrado para a “amiga” Carmela.

 

Vamos aos destaques do capítulo inicial.

Fiona começa a trama preocupada com a decisão tomada por Queiroz e que pode atingir toda a família — decisão essa só revelada ao fim do capítulo. Berenice ouve a conversa entre pai e filha. Fiona se mostra apaixonada pelo noivo, Everton. Este, na empresa, resmunga contra o sogro e comenta com Carmela, secretária e amiga de Fiona, sobre o jantar da noite na casa da noiva. Berenice conta a Cecília o que ouviu, e as duas confabulam. Durante o jantar, Queiroz anuncia o afastamento dele da presidência da empresa de engenharia e, com algum suspense, revela que Fiona ficará em seu lugar. Cecília, óbvio, não gosta nada do que ouve.

E assim termina o capítulo. Ele é bem curtinho, só tem seis páginas de texto sem contar a capa e apenas quatro cenas. Ao todo, estão previstos 15 capítulos. Os personagens também são em pequena quantidade; os centrais, apenas os descritos na sinopse.

 

Antes de passar as impressões, gostaria de citar a primeira telenovela que me passou à cabeça enquanto lia o capítulo de Esse É Meu Lugar: a mexicana Quando Me Apaixono. Mais exatamente, o núcleo central encabeçado por Silvia Navarro, a mocinha rodeada pelo pai amoroso, a irmã invejosa e a mãe venenosa. Tenho ranço da Josefina (Rocío Branquells) só de olhar pra cara de serpente dela. Já imagino essa atriz como a Cecília também.

O capítulo já começa com Fiona no colo do pai, Queiroz, num momento de suposta intimidade familiar. E aí já seguem alguns pontos do texto a sinalizar. Não há qualquer descrição do cômodo onde a ação se passa. Como é a sala? Que objetos tem ali? Como é o sofá onde Queiroz e Fiona estão sentados? Ou eles estão no chão? Parece óbvio que eles estão num sofá, mas alguma descrição do ambiente dá um aspecto mais sofisticado à cena e convida os leitores a se imaginarem naquele lugar com os personagens. Até cria mais empatia com eles. Caracterizar os personagens (cor dos cabelos, de pele, idade etc.) também pode ser interessante; dizer se a protagonista é loira, morena, negra, descendente de indígena ou de japonesa, por exemplo. Ainda mais que não há postagens sobre a novela relacionando os personagens a atores, a fotos de pessoas reais ou mesmo uma lista detalhada de personagens com suas descrições. O andamento das cenas também não dá nenhuma pista de como eles são.

Acabei de me lembrar de Animais Racionais, webnovela da Widcyber na qual o autor desenhou os próprios personagens e os apresentou assim aos leitores. Estratégia bem diferente do habitual e que deu certo.

Um trecho de Esse É Meu Lugar e uma adaptação de exemplo:

 

CENA 01. CASA DE QUEIROZ. SALA DE ESTAR. DIA.

Sala espaçosa, com móveis em tons de marrom e cinza. Algumas almofadas azuis e laranja sobre os três sofás. Há uma estante de bebidas à esquerda, ao lado da saída para o corredor. À direita, a porta de saída e uma estante com alguns livros e revistas espalhadas, além de vasos de flores. Janela com cortinas amarelas ao fundo.

FIONA (25 anos, morena, alta, magra, bonita) está sentada no colo de QUEIROZ (55 anos, cabelos grisalhos, alto, usa barba e óculos), no sofá mais largo. Os dois estão sozinhos e conversam. BERENICE (27 anos, loira, cabelos cacheados, estatura mediana, bonita) aparece e fica atrás de uma coluna. Ouve a conversa dos dois sem ser vista.

 

Viram a diferença, leitores? A descrição que dei de exemplo não ficou muito longa (e é melhor assim, sem exageros nem enrolações), mas já deu uma atmosfera a mais pra cena. Essa é só uma sugestão que criei, a partir do que imaginei com a leitura; aí cabe a criatividade do autor de descrever como deseja, mas com um pouco mais de detalhes.

Nessa mesma cena, outro ponto que vou citar é o diálogo entre os dois personagens. Algumas falas de Fiona não correspondem a respostas dadas por uma filha, mas por uma funcionária em reunião com o patrão. Por exemplo, em “Entendo perfeitamente, e concordo. O senhor tem total razão.”.

Na cena 2, com uma única fala, Everton se revela como mais um vilão da trama pela maneira como fala de Queiroz: “Velho idiota”. Aí tem… Falando em Everton, seria esse personagem uma homenagem ao Everton Brito (ou Dutra), apresentador do Estúdio Webs? Pelo sim, pelo não, o que posso dizer é que os diálogos estão um pouco mais eficientes e naturais aqui. Já as descrições trazem uma nova falha. Observem:

 

Aqui, a construção das frases estão num tom mais literário que de roteiro. A informação de que os relatórios estavam atrasados poderia ser colocada numa fala, somente. O mesmo se diz sobre o fato de Carmela ser amiga de Fiona, que nem aparece na cena. Funcionaria melhor, por exemplo:

Everton prepara alguns relatórios. A secretária Carmela o ajuda.

 

Enriquecendo um pouco mais:

EVERTON (32 anos, moreno, alto, usa barba) está sentado à mesa e prepara alguns relatórios no notebook com ajuda de CARMELA (31 anos, morena, olhos verdes), sentada à sua frente.

 

As observações valem para as duas cenas seguintes, especialmente em relação às descrições. Outro ponto a destacar é a questão gramatical. Foram encontradas algumas inadequações, como no uso dos porquês, na falta da vírgula dos chamamentos (vocativos) e falhas de digitação. É sempre importante uma revisão desses aspectos antes da postagem dos capítulos, além do olho crítico do supervisor para guiar bem o escritor na construção de uma boa escrita em roteiro.

Sobre a história, também faço alguns comentários. A sinopse traz uma proposta muito interessante a partir do enredo quase universal da mocinha que precisa se salvar dos lobos à sua volta. Novelas brasileiras, mexicanas, turcas, todas abordam esses temas, e os noveleiros sempre amam. Já no capítulo, além da falta de empatia com os personagens devido a uma falta de apresentação mais apurada como eles merecem, o que leva à falta de carisma, há também a correria dos acontecimentos. As situações vieram muito atropeladas. Os leitores não tiveram tempo de conhecer os personagens nas situações, nos diálogos, nas expressões. Já na cena 4, o principal gancho do dia já foi lançado sem que uma emoção pudesse ser desenvolvida. Como um dia disse Janete Clair, uma das duas maiores novelistas do Brasil de todos os tempos — Ivani Ribeiro é a outra —, “a novela é um novelo que se desenrola aos poucos”. Cena a cena, situação a situação, sem pulos desnecessários. Essa correria costuma ocorrer com escritores iniciantes, ansiosos por chegar já ao momento especial da trama. Não é necessário pular tanto. O autor deve pensar que seus personagens são seus filhos naqueles meses de escrita; especialmente os protagonistas.

Autor, a novela tem muito potencial dramatúrgico, com belos ganchos e personagens que podem render. Trabalhe um pouco mais no desenvolvimento deles nas descrições e também no desenrolar das cenas, e seu texto ficará bem mais eficiente e chamativo. O supervisor vai ser um anjo providencial pra você nessa hora. Os leitores vão adorar e até se tornar fãs das suas histórias.

Os capítulos de Esse É Meu Lugar são postados nas segundas, quartas e sextas, sempre às 21h.

LINK PARA A PÁGINA DA NOVELA

 

Bem, é isso. E não deixem de comentar o que acharam da novela, ok?

Fico por aqui, mas em breve volto com mais uma postagem no Universo Virtual. Até a próxima!

>