Olá, leitores e leitoras! Demorei, mas estou de volta com mais uma homenagem aos 6 anos da Widcyber. Hoje é dia de falar das novelas que deram o que falar nesse tempo.
Vamos às 15 obras de destaque da vez:
1 – GAROTA DE IPANEMA (2017)
Novela de Eduardo Moretti. Foi a primeira a se destacar na história da plataforma e levou diversos prêmios, entre eles o de melhor novela no Cyber Awards daquele ano. Conta-se a história de Helô, uma bela moça que vence um importante concurso de beleza sediado na praia mais famosa da MPB e que ganha o coração de Pedro, para inveja de Bia. Como em todo bom novelão, rola até roubo de bebês para separar o casal central. Mas, no fim, tudo dá certo na vida da Garota de Ipanema.
2 – ALÉM DA PORTEIRA (2017)
Novela de Luiz Lisboa. Raul é um jovem traumatizado com a morte dos familiares em um incêndio misterioso no jipe em que viajavam. Desde então, vive recluso na fazenda da família, enquanto precisa enfrentar um poderoso fazendeiro rival, cuja intenção é tomar as terras de Raul. Para complicar a situação, Raul se envolve com a jovem Promessa, filha do vilão.
3 – HIERARQUIA (2017/18)
Novela de Débora Costa. Franco é o vilão-protagonista desse clássico. Capaz das piores maldades para separar a mulher, Laura, do amado da juventude, Antônio. Despreza o filho Otávio. Só tem algum afeto por uma única pessoa, Lígia, mas faz de tudo para evitar que ela se una ao neto de Antônio. Ameaça e mata a amante Audrey, uma modelo. Para quem curte um vilão da pesada e um enredo tipicamente mexicano, é uma ótima pedida.
4 – FALSAS JURAS (2018)
Novela de Wagner Nascimento. Heloísa acaba de ficar viúva. Abalada, cai num plano malévolo de Felipe e Liandra. Ele dá o golpe do baú na mocinha e planeja a morte dela. Heloísa é dada como morta, e Felipe se apropria dos bens junto com a amante. Só não esperava que a “morta” fosse surgir, viva e plena, para colocá-lo atrás das grades. Nesse meio tempo, Heloísa se envolve com o médico Exdras (isso mesmo, com X).
5 – DOCES MENTIRAS (2018)
Novela de Alberto Sant’Anna. Lígia e Carla são primas, mas nada parecidas entre si. Vivem com a tia, a doceira Dulce. Enquanto a primeira sonha com um grande amor e em vencer na vida de forma limpa, a outra só pensa em se dar bem e em ficar rica à custa dos outros. Ambas disputam o amor de Eduardo. Carolina, por sua vez, é uma mulher que sofre com os maus tratos do marido, Alexandre, mas que não tem coragem de denunciar de início.
6 – O LEÃO (2018)
Novela de Marcelo Delpkin. Mário Rangel é um jovem em ascensão na Bellatex, empresa têxtil da renomada Helena Diniz. Sua noiva, a ambiciosa e falsa Solange, arma um plano de roubar a empresa e acusa o noivo do crime. Após o suposto suicídio do rapaz, Ivan surge em cena para se vingar daqueles que sujaram a reputação do filho. Ele e Solange entram em um jogo de gato e rato — ou melhor, de leão e hiena —, até que ela termina encurralada. Mas, antes disso, ela consegue dar um golpe do baú e entrar para a família de Helena, onde consegue manipular a todos com seu ar de pobre viúva. A obra conquistou o Cyber Awards de novela de 2018.
7 – NO RUMO DA VIDA e as três CANÇÕES (2018-20)
Obra de Anderson Silva em 300 capítulos divididos em 4 novelas. É a história de Carla e Felipe contada desde a juventude, em 2003, até a fase adulta, em meio à geração seguinte de jovens e ao som de muita música. Felipe é amante de música, mas precisa tomar um rumo mais sério ao suceder o pai recém-morto nos negócios e deixa o que mais ama de lado. Carla, por sua vez, tem uma relação com Miguel e sofre ao descobrir que pode ter engravidado do próprio irmão. Quase vinte anos se passam, e surgem Alice e Pedro, a menina rica e o garoto pobre, ambos ligados à música. Ela é filha de Felipe, e ele de Carla.
8 – COROA DE DIAMANTES (2018/19)
Novela de Wagner Jales. Ariana, de 10 anos, acabou de perder os pais e é criada com muito carinho pelo casal Benício e Rebeca. Até o dia em que se descobre que a garota é simplesmente a herdeira de uma grande mina de diamantes. A novidade desperta a cobiça da ambiciosa e vulgar Eugênia, que se finge de amiga de Ariana e até tenta tomar a guarda da menina. A cereja do bolo é o final chocante da história.
9 – AMORES IMPERFEITOS (2019)
Novela de Henzo Viturino. Cecília foi presa injustamente pelo assassinato do empresário Henrique Venturini. Cinco anos depois, deixa a cadeia e decide se vingar daqueles que a acusaram, entre eles os irmãos Murilo e Alberto. Mas ela acaba se apaixonando por Lorenzo, filho de Murilo.
10 – PARTES DE MIM (2019)
Novela de Ramon Silva. Marta tem inveja do relacionamento feliz dos patrões, Sol e Alfredo. Com isso, rouba os gêmeos recém-nascidos de Sol e os leva para o Rio de Janeiro. Vinte anos depois, a mocinha caça os filhos Miguel e Gael por todos os cantos. Até que chega o esperado acerto de contas com a antiga empregada.
11 – EXCELSIOR (2019)
Novela de Débora Costa, vencedora do Cyber Awards de melhor novela em 2019. Walter, membro do eminente clã Blackwell, é misteriosamente assassinado durante uma festa à fantasia. Todos se tornam suspeitos. O que ninguém espera é a chegada de uma herdeira que Walter escondeu de todos, a decidida Sarah. Enquanto isso, o ambicioso William tenta tomar o poder do império familiar e afastar os irmãos Melanie e Arthur; nas horas vagas, vive um caso explosivo com a própria sobrinha, a perigosa Alicia. Jacqueline, mulher de Arthur, por sua vez, esconde um grave segredo envolvendo os “pombinhos” Théo e Yorrane.
12 – DIVAS (2020)
Novela de Tales Dias. É a história de busca pela fama e de muita rivalidade entre estrelas. Camila Oliveira é uma jovem em busca da realização do sonho de ser uma cantora famosa. Giselle Rios foi uma estrela nos anos 90 — a novela se passa em 2001 — e faz de tudo para evitar que Camila seja mais aplaudida do que ela. Uma série de reviravoltas acontece quando o pai de Giselle, o empresário Laerte Rios, decide investir no talento da novata.
13 – E VAMOS À LUTA! (2020)
Outro hit de Débora Costa, vencedor do Cyber Awards de novela de 2020. Fábio é um operário pra lá de esforçado e competente na Tecelagem Santa Isabel, cuja dona é Liz. Após algum tempo no exterior, traumatizada com o incêndio criminoso que matara seu pai, Geraldo, ela volta para retomar as rédeas da empresa. Porém, terá que disputar o poder com o gerente Alex Vietri, além de abrir os olhos para a falsidade da “amiga” Kira. Para isso, contará com Fábio, com quem vive entre tapas e beijos. Releitura da novela A Fábrica, de Geraldo Vietri, a quem Débora homenageou dando o nome do novelista e diretor a dois personagens.
14 – ESTAÇÃO MEDICINA (2021/22)
Novela de Charlotte Marx. Mateus, com ajuda do seu namorado Bernardo, assassina os pais e os joga num rio em plena correnteza. O irmão mais novo, Goram, consegue se salvar e é criado por uma tribo indígena. Muitos anos depois, Goram planeja vingança contra os assassinos de seus pais. É quando entra para a faculdade de Medicina e passa a frequentar o hospital-escola Olímpus. Outros personagens, entre médicos e estudantes, vivenciam situações cotidianas e abordam temas da atualidade como o uso de drogas, o feminismo, a síndrome do pânico e a sexualidade não binária, entre outros. Vencedora do Cyber Awards de melhor novela de 2021.
15 – A FARSA (2022/23)
Novela de Rúben R. Gomes, atualmente em transmissão. Inês é uma jovem amoral e inconsequente capaz de qualquer artimanha para satisfazer seus caprichos. Envolve-se com vários homens, inclusive com o apaixonado Pedro. No entanto, uma série de reviravoltas causa o desencontro do casal. Anos depois, ele formou uma família com a mulher Rita e o filho David. Busca o sucesso na gastronomia. Inês, por sua vez, também teve um filho, Simão, e luta com dificuldades em um emprego de garçonete. Um novo reencontro entre Pedro e Inês faz com que ele reative a fábrica que, um dia, foi da ex-amada e cujo fechamento intempestivo deixou muitos desempregados, como Cristóvão. Enquanto isso, Inês esconde de muita gente seus maiores podres.
Outros títulos de destaque, em ordem alfabética: Animais Racionais, Assim Retorna o Amor, Círculo de Vidas – Almas Gêmeas, Coisas da Vida, Coração Sertanejo, Corações Partidos, Corrompidos, De Janeiro a Janeiro, Destinos Cruzados, Dias de Dezembro, Dois Destinos, Entrelinhas, Escândalo, Eu & As Três, Falso Amor, Flashback, Insensatez, Insensato Destino, Jardim do Éden, Nova Chance Para Amar, O Preço da Fama, Passarela de Pedras, Por Amor, Recomeçar, Riacho Paraíso, Senhora do Sertão, Teu Amor, Triângulo Amoroso, Um Sonho Intenso e Vernissage.
BÔNUS! Cinco belas histórias que passaram parcialmente pela Widcyber e que por isso não estão mais no catálogo: Cecília (uma bela novela de época), Custe o que Custar (a melhor das cinco, contava a história de Caim e Abel nos dias atuais), Livre Para Amar (um doce romance passado no Nordeste), Ninho de Cobras (o último hit de Marcelo Maia até agora) e O Tempo Não Volta (um drama muito bem escrito e emocionante).
Na próxima postagem, é a vez das séries e minisséries. Quais se destacaram mais nesses anos na Widcyber? Difícil escolher só algumas, não é mesmo?
Deixem nos comentários suas recordações sobre as webnovelas mais marcantes desde 2017.
Por hoje é só. Um abraço a todos!